segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Farinha pouca, um pouquinho pra todo mundo".

Hoje eu quero falar sobre uma notícia que me deixou muito feliz!

Quando se trata de acesso à tecnologia, muitas vezes, nas discussões sobre como inseri-la em associação com a educação nas escolas públicas, paramos em um determinado ponto: será que é possível? Em um local com tantos problemas não só estruturais, como sociais e econômicos, é possível ter um retorno considerável com o uso das tecnologias em sala? Como devemos fazer para que todos possam ter acesso? (Se esse é, de fato, o dever das instituições educacionais e do próprio estado). 

Eu sempre penso que a maneira de introduzir deve alcançar não apenas os alunos, mas todos os envolvidos: pais, educadores e alunos. Afinal, a educação não deve estar limitada às escolas e às salas de aula. O aluno deve ser incentivado dentro do seu próprio contexto social, considerando sua visão de mundo. O educador deve compreender o educando como agente transformador do seu próprio ambiente. Sendo assim, hoje de manhã, quando estava lendo as notícias no diário oficial online: http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/, me deparei com uma notícia fantástica! Compartilho com vocês:






Excelente novidade e ótima maneira de inserir alunos, pais e educadores no mundo da tecnologia. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia teve a iniciativa de lançar a ideia no portal: http://www.educação.ba.gov.br, onde estarão disponíveis as notas e o desempenho dos alunos. Na verdade, essas notas já eram divulgadas, a diferença está no fato de que os pais e os alunos também terão acesso. Essa disponibilidade em ambiente virtual é um grande avanço, pois houve uma excelente repercussão e um ótimo retorno dos envolvidos. Os pais gostaram muito da ideia, pois se sentem tranquilos com a possibilidade de terem essas informações a qualquer hora, basta um clique!

A diretora da unidade escolar afirmou: "A mudança contribui muito para melhorar a relação entre os pais e escola, já que, muitas vezes, por falta de tempo, eles não conseguem acompanhar a rotina dos filhos.". Aí está  a tecnologia sendo utilizada para suprir grandes problemas no contexto social da escola. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, disse: "Todo o site foi construído com o que há de mais moderno em tecnologia da informação, e inova também no quesito oferecimento de serviços. Um dos grandes destaques está no fato de permitir o acompanhamento dos investimentos realizados pelas unidades, facilitando a prestação de contas para os diretores." Ou seja, além do conteúdo disponível, também poderemos acompanhar para onde estão sendo encaminhados os investimentos dentro da escola. Não é maravilhoso?

Além de todas essas novidades, doravante, o site também propiciará um grande ambiente de interatividade, disponibilizando conteúdos educacionais para professores, pais e alunos. Estão disponíveis aulas via web, trabalhos audiovisuais e blogs. Há também o espaço "Dica do Professor Web", onde eles divulgam um blog com informações sobre eventos, dicas de navegação e orientações relevantes. Confiram: http://oprofessorweb.wordpress.com/







É isso, gente! Acessem o Diário Oficial online e leiam a notícia completa. Coloquei o link mais acima. 

Ah, e não esqueçam de conhecer o portal, pois está muito lindo e organizado! São essas iniciativas que nos estimulam como educadores. E, acima de tudo, nos encorajam e nos animam na busca de possíveis modos de inserir a tecnologia no contexto educacional. Fazendo uma breve análise sobre tudo o que li, posso concluir que a luta deve partir de dentro de nós! Não devemos priorizar as atitudes: tudo deve estar no mesmo objetivo, acontecendo no mesmo momento, como disse o professor Nelson Pretto no vídeo que deixarei logo abaixo: "farinha pouca, um pouquinho pra todo mundo".

Para fechar o meu post, deixo um vídeo MARAVILHOSO do professor Nelson Pretto:




Assistam!!!

Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Olá Gabriela,
    muito boas tuas reflexões, gostei!
    Agora, lembre-se de que é, no mĩnimo, 1 postagem por semana, e que teu blog precisa apresentar vínculo com os blogs dos colegas.
    Atualize!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, professora!

    Tudo bem, vou atualizar com mais frequência!

    :)

    ResponderExcluir