sábado, 30 de março de 2013

Criança, a Alma do Negócio

O documentário "CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO" é dirigido pela cineasta Estela Renner, e foi veiculado na TV Cultura, em 2009, sendo uma crítica à publicidade feita no Brasil direcionada ao publico infantil.

Por meio de depoimentos de pais e professores sobre as condutas e efeitos da influência da propaganda massiva dos produtos para o público infantil, o documentário enfatiza que o consumo e manipulação de condutas interferem diretamente na vida das crianças dentro do lar, na escola e na sociedade, com efeitos muito nocivos a fase de formação e desenvolvimento infantil, onde o ato de comprar define as vontades maiores das crianças que estão completamente envolvidas com as propagandas. Nas entrevistas, os pais se queixam de que as crianças estão sendo usadas como promotores de venda, que estão virando consumidores e deixando sua infância de lado. Afirmam que o tempo para sermos adultos é muito maior em relação à infância e requerem uma reflexão sobre quem é o maior interessado em uma infância encurtada.

Especialistas ligados à educação, psicologia e medicina, analisam as atitudes das crianças enquanto são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas, e justificam suas análises refletindo sobre a manipulação irresponsável e sem ética dos publicitários e donos das marcas e produtos. Os maiores prejuízos demonstrados pelos especialistas são, entre outros, a noção de pertencimento social ligada ao prazer de consumir criando uma geração marcada pela superficialidade, o aumento da competição entre as crianças, a frustração e conflito entre pais e filhos diante das possíveis adversidades encontradas diante dessa manipulação. 



Assistam! :-)

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - Criança, a Alma do Negócio - Trata sobre a publicidade que é dirigida às crianças no Brasil - http://mcaf.ee/dowg6

    ResponderExcluir