sábado, 30 de março de 2013

Impressos e Educação



Dando continuidade às apresentações e finalizando, o último grupo falou sobre Impressos e Educação. A apresentação também foi muito construtiva, geradora de debates interessantes. 

Os componentes falaram sobre a história dos impressos e seus desenvolvimentos na área da educação. Da mesma forma que fiz nas postagens anteriores, postarei algumas discussões que foram feitas nos fóruns do moodle. 

Serão os livros eletrônicos substitutos dos nossos impressos?

"Não acredito na possibilidade de uma substituição total. O cinema não substituiu o teatro, o telefone não substituiu o telegrama e assim outras invenções que sugiram. Para mim o que acontece é que um complementa o outro e de acordo com cada situação tanto o livro impresso como o eletrônico tem suas vantagens e desvantagens." Olívia

"Como relatei em meu blog, a interação com outros ambientes, como a utilização da Internet, do Rádio e da TV e das modalidades digitais, não exclui, nem mesmo desmotiva, o uso dos impressos, pois cada meio possibilita diferentes tipos de interatividade, produção de conhecimento e prazer. O ideal é tornar possível aos estudantes o acesso a esses diferentes meios, não apenas como expectadores, mas, principalmente, como agentes de produção." Daniela

Seria necessário incluir na formação docente uma espécie de metodologia para o uso do jornal em sala de aula?

"Acho muito pertinente sua pergunta Ivonete, e concordo com as múltiplas colaborações que o jornal nos propõe em sala de aula afirmadas por Vosgerau, e Pinheiro. 

Penso que seria interessante incluir uma matéria ao nosso currículo relacionado não somente aos jornais, mas aos diversos impressos, como por exemplo o cordel como foi citado por Denise. Essa matéria poderia contribuir muito para nossa atuação em sala de aula. Mas enquanto essa realidade não chega, devemos usar da nossa autonomia e desenvolver estudos sobre a temática." Lívia

Ao recomendar na educação de diversos níveis a leitura do material impresso,  que a linguagem visual tem a capacidade de causar impacto ao leitor, é preciso  apresentar características atrativas. Uma boa discussão. É possível tecer um novo olhar sobre o material didático impresso? Nosso olhar sobre esse recurso está marcado por antigas concepções? 

"Penso que a interação com outros ambientes, como a utilização da Internet, do Rádio e da TV e das modalidades digitais, não exclui, nem mesmo desmotiva, o uso dos impressos.Pois cada meio possibilita diferentes tipos de interatividade, produção de conhecimento e prazer. O ideal é tornar possível aos estudantes o acesso a esses diferentes meios, não apenas como expectadores, mas, principalmente, como agentes de produção, inclusive de mídia impressa." Daniela

Como vocês podem ver, as discussões são ótimas. Mais abaixo, colocarei algumas referências para aqueles que se interessarem em conhecem um pouco mais dos impressos: 



Alguns vídeos para auxiliar a compreensão do tema:



Nenhum comentário:

Postar um comentário