sexta-feira, 29 de março de 2013

TV e Vídeo e Educação



Bom, seguindo a ordem de apresentação, o meu grupo falou sobre TV e Vídeo e Educação.

Não é querendo puxar a sardinha, mas nossa apresentação foi ótima! Houveram discussões bastante enriquecedores e os alunos não só assistiram, mas participaram, interagiram e trouxeram experiências para engrandecer as discussões. Inicialmente, falamos um pouco sobre a história do vídeo e o surgimento da TV. Vou falar um pouquinho desse histórico aqui.

De início, a televisão não começou com imagens eletrônicas, esta era parcialmente eletromecânica. Mais tarde, precisamente no ano de 1923, Vladimir Zworykin, conhece a possibilidade de captar e transmitir imagens eletrônicas que mais tarde se vieram a designar por televisão. 

Esta descoberta possibilitou a criação da televisão, que antes era definida como serviço público. Os Jogos Olímpicos de Berlim, no ano de 1936, foram os primeiros a ser transmitidos em televisão, embora com apenas 180 linhas de definição.

IMPORTANTE

- Televisão era vista como artigo de luxo.
- Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA, em 1927, marcam o início das transmissões de imagens e sons.
- Década de 20 – a televisão possuía baixa resolução
- A década de 1930 serviu para a lapidação da televisão - Período da Segunda Guerra
- Década de 30 – predomínio do rádio
- Em 1950 – a criação da rede Tupi
- No ano de 1956, o país já possuía o expressivo número de 1,5 milhão de aparelhos. 
- A invenção do controle remoto no início dos anos 50 impulsionou a compra de televisores.

O VÍDEO NA ESCOLA

O vídeo detém a possibilidade de auxiliar um bom professor, estimular e atrair os alunos e deve modificar a relação pedagógica, não sendo utilizado apenas como material de apoio, mas como possibilidade de ensinar e aprender.

Além de tudo, a utilização dos vídeos aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, desenvolvendo novas questões no processo educacional.

LINGUAGEM

- O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos.
- O vídeo explora também e, basicamente, o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais (próximo-distante, alto-baixo, direita-esquerda, grande-pequeno, equilíbrio-desequilíbrio). 
- Nos atingem por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário) em outros tempos e espaços. 
- As linguagens da TV e do vídeo respondem à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. 

OS USOS INADEQUADOS

Vídeo-tapa buraco: colocar vídeo quando há um problema inesperado, como ausência do professor. 

Vídeo-enrolação: exibir um vídeo sem muita ligação com a matéria. 
Vídeo-deslumbramento: O professor que acaba de descobrir o uso do vídeo costuma empolgar-se e passa vídeo em todas as aulas, esquecendo outras dinâmicas mais pertinentes. O uso exagerado do vídeo diminui a sua eficácia e empobrece as aulas.
Vídeo-perfeição: Existem professores que questionam todos os vídeos possíveis porque possuem defeitos de informação ou estéticos. Os vídeos que apresentam conceitos problemáticos podem ser usados para descobri-los, junto com os alunos, e questioná-los.
Só vídeo: não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes.

PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO

Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO

Vídeo que mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando a sua interpretação. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares.

Vídeo como PRODUÇÃO

- Como documentação, registro de eventos, de aulas, de estudos do meio, de experiências, de entrevistas, depoimentos. Isto facilita o trabalho do professor, dos alunos e dos futuros alunos. O professor deve poder documentar o que é mais importante para o seu trabalho, ter o seu próprio material de vídeo assim como tem os seus livros e apostilas para preparar as suas aulas. O professor estará atento para gravar o material audiovisual mais utilizado, para não depender sempre do empréstimo ou aluguel dos mesmos programas.

- Como intervenção: interferir, modificar um determinado programa, um material audiovisual, acrescentanto uma nova trilha sonora ou editando o material de forma compacta ou introduzindo novas cenas com novos significados. O professor precisa perder o medo, o respeito ao vídeo assim como ele interfere num texto escrito, modificando-o, acrescentando novos dados, novas interpretações, contextos mais próximos do aluno.

- Vídeo como expressão, como nova forma de comunicação, adaptada à sensibilidade principalmente das crianças e dos jovens. As crianças adoram fazer vídeo e a escola precisa incentivar o máximo possível a produção de pesquisas em vídeo pelos alunos. A produção em vídeo tem uma dimensão moderna, lúdica. Moderna, como um meio contemporâneo, novo e que integra linguagens. Lúdica, pela miniaturização da câmera, que permite brincar com a realidade, levá-la junto para qualquer lugar. Filmar é uma das experiências mais envolventes tanto para as crianças como para os adultos. Os alunos podem ser incentivados a produzir dentro de uma determinada matéria, ou dentro de um trabalho interdisciplinar. E também produzir programas informativos, feitos por eles mesmos e colocá-los em lugares visíveis dentro da escola e em horários onde muitas crianças possam assisti-los.

Vídeo como AVALIAÇÃO

Dos alunos, do professor, do processo.

Vídeo ESPELHO

Vejo-me na tela para poder compreender-me, para descobrir meu corpo, meus gestos, meus cacoetes. Vídeo-espelho para análise do grupo e dos papéis de cada um, para acompanhar o comportamento de cada um, do ponto de vista participativo, para incentivar os mais retraídos e pedir aos que falam muito para darem mais espaço aos colegas. O vídeo-espelho é de grande utilidade para o professor se ver, examinar sua comunicação com os alunos, suas qualidades e defeitos.

Vocês podem encontrar essas propostas e muito mais nesse link

Assistam ao vídeo: 




Façam suas reflexões! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário