quinta-feira, 28 de março de 2013

Rádio e Educação




Oi, gente, tudo bem com vocês?

No dia 19/03 (terça passada), durante a aula de Educação e Tecnologias Contemporâneas, tive a oportunidade de assistir a apresentação de um grupo que teve como tema da apresentação exatamente o meu título. A apresentação foi maravilhosa e extremamente enriquecedora. As meninas trouxeram informações que eu desconhecia. Foi ótimo! A discussão foi enorme, ficamos praticamente a aula inteira debatendo os temas discutidos.

Em resumo, posso dizer que fizemos discussões que se embasaram no percurso histórico do rádio e as diversidades da utilização deste meio no ambiente de ensino. Vou colocar algumas falas das componentes do grupo sobre algumas temáticas que foram discutidas tanto nos fóruns do moodle (aquele ambiente virtual que eu falei há umas duas postagens anteriores), como na própria discussão em sala de aula.

"Acredito que o rádio é uma dos dos meios de comunicação que mais se pode ampliar a oralidade, porque tem como característica direta a comunicação oral e tem uma semelhança direta com a linguagem cotidiana. O trabalho com rádio nas escolas possibilita de maneira direta o trabalha da oralidade, pois a língua é essencial para a participação social ativa, pois é por meio dela também que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, divide ou constrói conhecimento e visões de mundo.
Esse link é um artigo muito legal sobre a utilização do rádio nas escolas."

"Esse assunto de rádio na escola é bem interessante, por curiosidade fui buscar de como era possível implementar um projeto de rádio na escola encontrei algumas coisa. Na revista GESTÃO ESCOLA, achei essa matéria: Projeto Institucional: Radio na escola, trás um planejamento muito interessante de como criar um canal de comunicação e percebi o quento é importante a participação de toda comunidade, gestores, professores, alunos para que realmente seja eficaz essa implementação. Confiram o link."

"Vídeo que explica como a rádio na escola pode ter resultados positivos."




Foi muito boa a apresentação foi muito enriquecedora!


Vou disponibilizar algumas referências na Web:


  • História do Rádio em partes.
  • História do Rádio http://www.labrepiaui.com.br/index.php/component/content/article/1-latest-news/386-resumo-sobre-a-historia-do-radio.htm
  • RÁDIO DOSVOX : um lugar na Internet onde uma programação em áudio, usando o estilo de rádio, e sempre com um toque dinâmico e experimental e visando o interesse do público deficiente visual, é armazenada ou referenciada.

Visitem os blogs que estão do lado direito da página! Conheçam muito mais sobre o mundo da tecnologia! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário