sexta-feira, 8 de março de 2013

O chat



Oi, gente! 

Hoje eu resolvi falar sobre algo que todo mundo já está mais do que familiarizado: o chat. Quem, afinal, não o conhece? Quem nunca utilizou? Difícil. Vou começar falando de algumas situações que ocorriam no passado e se modificaram bastante. 

Quem lembra da necessidade de fazer reuniões para que um trabalho desse certo? Se o trabalho possuía muitas etapas, eram muitas reuniões e ninguém reclamava muito, não tinha outras opções. Com o desenvolvimento das tecnologias, as pessoas começaram a utilizar os e-mails com maior frequência. Me recordo bem que quando comecei a usar o e-mail, pelos meados do ano 2000, a única função que atribuía a esse uso era o envio de mensagens fofinhas, com sons ou aqueles slides sobre algum assunto legal e, como não fazia nada muito diferente, cada e-mail era uma surpresa enorme. Passava horas me dedicando àquelas leituras, respondia com tanta tranquilidade... Lembrando que, nessa época, ainda nem usava o messenger. Apenas acessava o bate-papo de outros sites. 

Fui crescendo e a internet ficou cada vez mais acessível. Sendo assim, foram surgindo novas possibilidades para estabelecer contato com amigos do próprio círculo de amizade. Tudo isso facilitou bastante, pois, pensando na produção de trabalhos, tínhamos a opção de "nos encontrar" na internet para acertar os últimos detalhes. Ainda assim, não confiávamos tanto que ia dar certo e dávamos preferência aos encontros pessoalmente. Hoje em dia, são tantas possibilidades, tantas, que reunião pessoalmente tornou-se opção praticamente nula. Temos tantas atribulações diárias que marcar um encontro em algum lugar para fazer um trabalho, carregar livros e apostilas, não é mais prático. A praticidade está em tudo o que os chats podem nos oferecer. Não me recordo do dia em que eu fiz um trabalho sem ser pela internet. Dividimos as buscas, separamos materiais, enviamos fotos em tempo real, reenviamos, editamos, tudo pela internet mesmo. Nada de "vamos acertar apenas os últimos detalhes". Nada disso, gente! Atualmente, faço inúmeros trabalhos pela internet, tudo é decidido através do chat. E não há nada de diferente, pelo contrário, há uma melhora na qualidade da produção dos trabalhos, pois temos tudo em apenas um clique. Na faculdade, conheci o moodle, um ambiente virtual de aprendizagem maravilhoso. Fiz algumas disciplinas e a orientação para a utilização vem dos próprios professores. Nós podemos interagir através dos tópicos, publicar algo, discutir em fóruns e a praticidade dos materiais disponíveis o tempo inteiro. Até nos próprios celulares, existem aplicativos que possibilitam criação de grupos objetivando a interação. Ou seja, hoje em dia você pode dar continuidade ao seu trabalho pelo próprio celular. Apesar dessas transformações terem uma característica positiva, em muitas instituições, o "novo" provoca insegurança e “antipatia” entre os educadores. Há certa resistência em aplicar propostas educativas que tenham como referência a utilização das tecnologias. Aquela velha história da resistência que, infelizmente, ainda existe. A interação existente nos chats possíbilita que tanto aluno como professor troquem experiências, conheçam novas metodologias, tudo sem nenhum problema. Penso que cada prática tem o seu valor e, como foi dito no post anterior, a educação precisa estar aberta. O tempo inteiro. 

Um comentário:

  1. O chat foi um dos pioneiros ambientes de conversas virtuais, possibilitou os indivíduos a se comunicarem em REDE de uma forma menos formal e mais dinâmica. A partir de 2006 surge o "bum" das redes sociais, sendo a popularizada o Orkut, e assim posteriormente o Facebook, dentre outros.

    ResponderExcluir